segunda-feira, 24 de outubro de 2011

4° Festival de contadores de história de Porto Alegre.

sábado, 15 de outubro de 2011


COMUNHÃO* - IV Festival de Contadores de Histórias 

 

Oficina Musicalização de poemas e abstração de objetos para contação de histórias com Cleo Cavalcantty e Caroline Casagrande da Cia. Girolê

Esta oficina teve um caráter mais prático-corporal, o que pra mim foi uma alegria. Começamos com uma dinâmica de apresentação de movimentos e nomes, foi divertidíssimo para nos entrosarmos melhor e nos conhecermos. Depois fizemos exercícios de improvisação com contação, achei interessante como um dia comum de nossas vidas pode se tornar um lindo conto na improvisação. Depois de duas ou três dinâmicas de improvisação da contação, fizemos um exercício de musicalização e abstração de objetos: misturando letrinhas inventamos palavras e demos um ritmo a elas, depois com a ajuda de um ou dois objetos fizemos uma pequena cena improvisada dando outro significado ao objeto. Acho que o mais interessante dessas dinâmicas é que apesar de eu já ter feito outras parecidas com essas, nunca tinha reparado como elas podem me auxiliar na contação. Por último cada dupla musicou o mesmo poema, mas cada uma de jeitos diferentes. Antes da oficina tinha receio de misturar música com contação, posto que não tenho nenhum conhecimento aprofundado em música, mas essa oficina fez parecer tão fácil que quando eu menos esperei já tinha feito.
Foi um evento realmente enriquecedor. Sai de Porto Alegre com a certeza de ter acumulado conhecimento e amizades para toda a vida. Nesse relatório quero também expor que fomos muito bem recebidos pela organização do evento, e que foi realmente gratificante ter participado desse festival.



*Obs.: No final da oficina de Musicalização, a oficineira Cleo Cavalcantty sintetizou a nossa tarde com a palavra comunhão, mas eu acredito que essa palavra sintetiza todo esse evento.
Esse é um trecho de um texto que  foi escrito pela querida Grazi Barros que participou da nossa oficina para o seu Pibid e concordo com ela no sentido de que esse festival foi uma imensa troca, de valor incalculável!
Maravilhoso exemplo a ser seguido!!!!
Parabéns a toda organização do Festival!!!!!
E até o proximo!

Nenhum comentário: