Contações para adultos

 Sobre Lendas e mulheres 






Maria e Olga são duas extensões de uma mesma mulher. Isoladas num universo paralelo, elas tem  a missão de criar e mandar ao mundo, outras mulheres, outras “Marias”. Como parcas tecelãs do destino. Enquanto desempenham sua função , refletem,segredam, discutem temas acerca do feminino.
Sobre lendas e mulheres é um espetáculo cênico musical livremente inspirado no livro Mulheres que correm com lobos, da americana Clarissa Pinkola Estés. Com a direção cênica da mineira Lourdes Araújo e dramaturgia de Cleo Cavalcantty, a peça traz um relato do que é ser mulher, fazendo um paralelo entre o empoderamento feminino e as cobranças de uma sociedade patriarcal. Propondo uma reflexão acerca do arquétipo da mulher selvagem. Com canções executadas ao vivo, a trilha sonora é uma compilação da obra de Maria Helena Walz, Mercedes Sosa, Tarancón e composições inéditas de Luana Godin.

O espetáculo estreou em 2012, a pedido do Centro Feminino de Cultura (Instituição que promove ações culturais voltadas à mulheres que sofrem todo o tipo de violência) em Barbacena/MG. Desde então apresentou-se em teatros, espaços alternativos e  instituições voltadas ao estudo de Saberes femininos. Estabelecendo diálogo com o público de cidades como Barbacena, Juiz de Fora, Belo Horizonte, Vitória, Maringá, Londrina, Curitiba, Paranaguá, São Paulo, etc. O espetáculo recebeu menção de destaque na edição de 2016 do Festival de Curitiba, por indicação do crítico Miguel Arcanjo. Foi classificado como espetáculo cinco estrelas no Festival ECOH de Londrina 2016. E ganhou o prêmio de melhor espetáculo adulto na Campanha de popularização do teatro de Juiz de fora/MG, no ano de 2013.Júri popular.


Com propriedade e musicalidade, as atrizes Cleo Cavalcantty e Luana Godin abordam assuntos como vaidade, amor, herança cultural, solidão, filhos, medo, carreira. Questões que sempre assombraram o cotidiano de boa parte das mulheres desde as antigas gerações até os dias de hoje. Sobre lendas e mulheres é um mergulho no universo feminino. Suas dores, seus anseios, suas angústias, suas alegrias. Mas também é uma celebração à vida, à capacidade da mulher de dar a volta por cima, mesmo quando está em uma situação de fragilidade. Mesmo quando sua metade loba está embotada. 




A Dança dos Cabelos







Este conto traz retalhos das histórias de três mulheres, três Isauras; avó, mãe e filha, entrelaçados de tal forma a resultar em uma só história da vida de apenas uma personagem, perseguida pela violência que marcou as três gerações que a construíram. Porém relatado com extrema suavidade e sem passar por lugares comuns, evidenciando a dança da vida.




A Terceira Margem do rio







Adaptação literária de em dos  cinco contos da obra Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa. Um homem deixa sua família e amigos para viver isolado em uma canoa no meio de um rio e jamais volta a pisar em terra firme.Aqui, a narrativa é feita pelas contadoras Cleo Cavalcantty e Caroline Casagrande, que contam essa história pela ótica da filha .


Nenhum comentário: