Girolescas Narrativas




Girolescas Narrativas, projeto de incentivo a leitura aprovado pelo PROFICE - Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, com incentivo da COPEL DISTRIBUIDORA e METALKRAFT  está sendo desenvolvido em escolas estaduais de 11 municípios do Paraná, atendendo diretamente 7 mil pessoas. Serão realizadas 132 sessões de Contação de Histórias seguida de bate-papo - a fim de potencializar a reflexão e fruição das obras apresentadas. Além de 11 oficinas de contação de histórias denominada “Conto eu conto você” direcionada a professores e educadores.
Nestes 12 anos de trajetória, a Cia. Girolê vem aprimorando sua linguagem, num encontro entre literatura, teatro e música, potencializando e enriquecendo o diálogo com o público na apreciação das obras apresentadas, através do estímulo ao olhar imagético, poético e crítico.
A tríade Violência – Família – Amizade guiará a narrativa dos encontros, apresentando obras direcionadas à infância e juventude de autores paranaenses, nacionais e internacionais de diversos gêneros literários que trazem estes temas de forma singular. Os títulos selecionados apresentam como é possível lidar com as dificuldades, reconhecer e respeitar as diferenças e como a afeto é a seiva transformadora; e o texto literário em seus diversos gêneros pode oferecer variadas formas de expressão e autenticidade.
As ações de incentivo à leitura se fazem na apresentação e fruição de bons livros, na forma de apresentá-los e também na reflexão crítica do que foi apresentado, assim, os temas escolhidos são a mola mestra para o auxílio na formação intelectual, social e sensível dos leitores. O projeto se propõe além de ações de incentivo a leitura, trazer a tona debates importantes em nossa sociedade contemporânea.
Por onde iremos passar: Antonina,  Bocaiuva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Guaraqueçaba, Guaratuba, Lapa, Matinhos, Pontal do Paraná, Quatro Barras e Rio Branco do Sul.


Nenhum comentário: