Sobre


A Cia. Girolê  é composta pelas artistas Caroline Casagrande, Cléo Cavalcantty e Moira Albuquerque. Iniciou suas atividades em 2006, em Curitiba/PR. Desde então desenvolve montagens de contação de história a partir de dramaturgia própria e adaptações de obras da literatura e poesias com foco no universo infantil. Durante sua trajetória, a Cia. Girolê vem aprimorando sua linguagem, num encontro entre literatura, teatro e música, potencializando e enriquecendo o diálogo com o público na apreciação das obras apresentadas, através do estímulo ao olhar imagético, poético e crítico.

A musicalidade sempre marcou o trabalho do grupo, para cada história é criada uma canção que trate do tema ou das personagens. Percebemos que este recurso proporciona maior envolvimento do público com a história, pois o ritmo e melodia são capazes de criar uma sintonia sensível que amplia o dialogo com o ouvinte.
A cada nova experiência vivenciada dia a dia, olho no olho, história a história a Cia. vem descobrindo e desenvolvendo seu jeito de contar de histórias, tendo como um dos parâmetros mais importantes a resposta que o público dá: reações espontâneas e observações das crianças, pais, educadores e amigos que sempre acrescentam qualidades diversas ao trabalho. Busca e constrói sua linguagem acreditando que “a simplicidade é o mais alto grau da sofisticação” e que o principal ponto de partida é a identificação pessoal das histórias que serão contadas.
Partindo da idéia que todo ser humano é um contador de histórias em potencial, a Cia. Girolê também desenvolve uma oficina denominada Conto eu, conta você! Que faz um resgaste das histórias conhecidas e vivenciadas pelos participantes, utilizando recursos de jogos teatrais e dramáticos, abstração de objetos e musicalização de poemas, ampliando as possibilidades autônomas para contar histórias.
O grupo tornou-se referência em Contação de Histórias em Curitiba. Estabeleceu parcerias com editoras, livrarias, espaços culturais e escolas da capital paranaense. Participou de importantes festivais, entre eles a 1ª Bienal do Livro de Curitiba, 4° Festival Estadual de Contadores de História em Porto Alegre/RS e diversos eventos literários promovidos pelo SESC-PR. Através do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura - Contação de Histórias como Processo de Incentivo à Leitura do Programa Curitiba Lê,  está sendo desenvolvido o projeto Contação de histórias com a Cia. Girolê, em que serão realizadas 120 Contações para todas as idades, além de oficinas de formação para professores, no período de agosto de 2013 a agosto de 2014, em Casas de Leitura, escolas, CMEIs, CRAS, CAPS e outras instituições públicas da cidade de Curitiba.




A Cia Girolê procura representar o Brasil participando desde 2015 de diversos encontros internacionais de Contação de História e Música, como o 30º Encuentro de Narradores de Historias y Leyendas realizado em Buga/Colômbia em 2016, o 1º Encuentro Internacional de Narradores Orales, Teatro y Títere em Laredo/Peru e o 13º Encuentro de la Canción Infantil Latino Americana y Caribeña na Argentina em 2017 com a participação da artista Nuri Mocoroa. 



































Nenhum comentário: